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Estruturação, Organização e Gerenciamento do Departamento de Licitações e Compras Municipais


22 a 24 de outubro de 2025
Hotel Saint Emilion, Centro, Curitiba-PR

*Evento Presencial
Carga Horária: 15 horas

Objetivo do Curso

Preparar servidores e agentes públicos para a correta estruturação do setor de licitação e compras, em conformidade com a Lei 14.133/21 e o princípio da segregação de funções. O curso combina teoria e prática, apresentando rotinas, fluxogramas, checklists e modelos de documentos que auxiliam na gestão eficiente, transparente e segura dos processos licitatórios.

Público-Alvo

  • Servidores do Setor de Licitação e Compras

  • Advogados Públicos

  • Procuradores Jurídicos

  • Controladores

  • Assessores Jurídicos

  • Equipes de apoio

  • Comissão permanente de licitação

  • Gestores e Fiscais de contratos

  • Agentes políticos

  • Assessores parlamentares

  • Técnicos

  • Demais servidores públicos e equiparados da Administração Direta e Indireta que atuem no objeto do estudo

Certificado

Será emitido para participantes que tenham presença mínima de 75% das horas/aula.

Conteúdo Programático


Aspectos gerais do processo licitatório

Visão inicial sobre conceitos, fundamentos e etapas do processo de contratação pública.

Instrumentos de governança

Plano de contratação anual, segregação de função, implantação de manuais de procedimentos, definição de fluxogramas de processos licitatórios e contratações diretas, implementação de checklist para auditorias internas, além da discussão sobre centralização ou descentralização das aquisições.

Atribuições e responsabilidades do agente de contratação/pregoeiro

Definição de papéis, deveres e limitações na condução das licitações.

Atribuições e responsabilidades do departamento requisitante (secretarias)

Esclarecimento do papel das secretarias na formulação de demandas e acompanhamento dos processos.

Gestão e fiscalização contratual

Responsabilidades do gestor e fiscal de contratos, boas práticas para o recebimento provisório e definitivo de objetos contratados e utilização de checklists para pagamentos de bens e serviços.

Contratações diretas

Enfoque na inexigibilidade de licitação e seus critérios.

Dispensa de licitação

Regras, hipóteses e aplicação prática.

Compra de pequena monta – art. 95 § 2º da Lei 14.133/21

Aplicação prática desse mecanismo simplificado de aquisição.

Novas formas de licitar e contratar previstas na Lei 14.133/21

Pré-qualificação, credenciamento de bens e serviços comuns, procedimento de padronização e exigência de amostra ou prova de conceito.

Boas práticas para evitar apontamentos pelos órgãos de controle

Medidas preventivas para garantir conformidade e evitar responsabilizações.